Portugal reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento social, a justiça social e a redução das desigualdades durante a sessão da Comissão para o Desenvolvimento Social das Nações Unidas, que se estende até sábado. Em entrevista à ONU News, a secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes, destacou a dedicação do país aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a implementação de políticas focadas no bem-estar das populações mais vulneráveis.
A representante portuguesa ressaltou que a participação do país nessas reuniões internacionais é uma oportunidade para refletir e avaliar os avanços em relação às metas globais. “A principal mensagem é afirmar que Portugal está totalmente empenhado e alinhado com os objetivos de desenvolvimento social, justiça social, redução das desigualdades e combate à pobreza”, afirmou Mendes.
Melhorar a resposta a fenômenos climáticos extremos é uma prioridade mencionada pela secretária de Estado. Ela enfatizou que o governo implementa medidas de apoio social e proteção civil para as populações afetadas, promovendo uma colaboração eficaz entre diferentes áreas governamentais. “Estamos articulando esforços para garantir apoio necessário diante de crises, com um foco especial em áreas como proteção civil e assistência social”, disse.
No campo da empregabilidade, Clara Marques Mendes destacou o foco nas políticas voltadas para os jovens, que buscam criar oportunidades e incentivar tanto a permanência no país quanto o retorno de emigrantes. Programas de estágios e incentivos à contratação foram mencionados como parte das iniciativas em andamento.
Além disso, a secretária chamou a atenção para a importância do acesso à habitação e à renda para jovens que retornam a Portugal e para a necessidade de sistemas resilientes que apoiem grupos vulneráveis, incluindo pessoas com deficiência e idosos. O governo está trabalhando em um projeto-piloto que integra serviços de apoio social e de saúde com o objetivo de promover uma vida digna e autônoma para a população idosa, combatendo o isolamento social.
Origem: Nações Unidas






