No segundo trimestre de 2025, o mercado imobiliário em Portugal registou um aumento significativo nos preços dos alojamentos familiares. O preço mediano dos 41.608 imóveis transacionados foi de 2.065 €/m2, refletindo uma impressionante taxa de variação de 19% em comparação com o mesmo período de 2024. Este crescimento segue uma tendência já observada no trimestre anterior, que teve uma variação de 18,7%. O volume de transações também cresceu, com um aumento de 15,6% em relação ao segundo trimestre do ano anterior.
As 26 sub-regiões NUTS III acompanharam esse aumento, com destaque para o Baixo Alentejo, que apresentou o maior crescimento percentual, alcançando 38,7%. Nas áreas com os preços mais elevados, como Grande Lisboa, Algarve, Península de Setúbal, Região Autónoma da Madeira e Área Metropolitana do Porto, as transações realizadas por compradores com domicílio fiscal no estrangeiro superaram, em média, os preços das transações realizadas por residentes em território nacional. Em Lisboa e na Área Metropolitana do Porto, a disparidade foi notável, com aumentos de 61,9% e 29%, respectivamente.
A variação dos preços da habitação acelerou em 19 dos 24 municípios com mais de 100 mil habitantes. Municípios como Vila Nova de Gaia, Coimbra e Amadora destacaram-se com os maiores incrementos, embora Cascais tenha sido o único a observar uma diminuição nas taxas de variação homóloga, com uma queda de 6,6 pontos percentuais. Em comparação, Lisboa e Porto continuaram a ver aumentos moderados, com taxas de variação de 4,2 e 4,9 pontos percentuais, respetivamente.
Lisboa, com um preço mediano de 4.865 €/m2, lidera a lista dos municípios com os maiores preços, seguida por Cascais (4.346 €/m2) e Oeiras (4.161 €/m2). O Porto, Odivelas e Almada completam os seis municípios mais caros, com preços medianos acima de 3.000 €/m2. Esta tendência de aumento contínuo no mercado imobiliário reflete a crescente procura e pode ter implicações significativas para políticas de habitação futura.
Origem: Instituto Nacional de Estatística





