De acordo com os dados definitivos do Inquérito Anual à Produção Industrial, as empresas do setor transformador em Portugal enfrentaram uma leve diminuição nas vendas em 2024, com um total de 114,9 mil milhões de euros, representando uma redução nominal de 0,7% em comparação com 2023. Essa queda, que se intensificou em relação ao crescimento de 3,2% registrado o ano anterior, foi influenciada pela estabilização dos preços, uma vez que o índice de preços na produção industrial (IPPI) apresentou uma variação ligeiramente positiva de +0,2%.
As análises detalham que os setores de Eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio foram os principais responsáveis pela diminuição das vendas, contribuindo com uma perda de 0,5 pontos percentuais (p.p.). Outras áreas afetadas incluem a indústria da madeira e da cortiça e a indústria do vestuário, ambas registrando uma queda de 0,3 p.p. Em contrapartida, setores como a fabricação de coque e produtos petrolíferos, assim como a produção de veículos automóveis, mostraram crescimento, contribuindo com +0,8 p.p. e +0,4 p.p., respectivamente.
A divisão de Indústrias alimentares manteve-se como a mais significativa no total das vendas, com um peso relativo de 15,2% e um crescimento de 0,8% em relação ao ano anterior. Já a fabricação de veículos automóveis e de coque teve aumentos consideráveis, com pesos relativos de 10,1% e 9,2%, apresentando crescimentos de 3,7% e 10,2%, respectivamente, em comparação com 2023.
Além disso, o consumo aparente de produtos aumentou 1,0% em 2024, impulsionado pelo crescimento das importações, que subiram 2,7%, superando o aumento das exportações, que foi de 2,1%. A produção nacional também teve um leve aumento de 0,3%, sinalizando uma leve recuperação no setor industrial, mesmo diante das adversidades enfrentadas.
Origem: Instituto Nacional de Estatística





