Na primeira Reunião de Altos Funcionários da APEC 2026, realizada na última terça-feira em Guangzhou, o chanceler chinês Wang Yi destacou a importância de uma colaboração eficaz entre os membros da APEC na elaboração de um documento de resultados claro e substancial para a Reunião de Líderes deste ano. Em seu discurso inaugural, Wang, que também é membro do Comitê Político do Partido Comunista da China, reafirmou o tema deste ano: “Construir uma comunidade da Ásia-Pacífico para prosperar juntos”.
O chanceler enfatizou a necessidade de a APEC explorar novas maneiras de expandir a Área de Livre Comércio da Ásia-Pacífico e propôs o desenvolvimento de um plano mestre para melhorar a conectividade entre os países membros. Além disso, ele ressaltou a urgência de acelerar as transformações digital, inteligente e ecológica, orientadas pela inovação, para impulsionar novos motores de crescimento nas economias da APEC.
Wang também apontou a diversidade entre os membros da APEC e a importância de aprofundar a cooperação prática em áreas-chave de governança, que são essenciais para o desenvolvimento da região. Nesse sentido, o presidente chinês, Xi Jinping, delineou um caminho claro: promover o crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida dos povos, defendendo um desenvolvimento aberto que traga oportunidades e benefícios para todos.
Com a celebração deste “Ano da China” na APEC, que coincide com o começo do XV Plano Quinquenal da China, Wang Yi assegurou que o país oferecerá novas oportunidades tanto para a Ásia-Pacífico quanto para o restante do mundo, a partir dos avanços de sua modernização. O objetivo da primeira Reunião de Altos Funcionários é preparar resultados substanciais em vista da Reunião de Líderes, que ocorrerá em novembro, marcando um marco no compromisso da China com a região e o mundo.





