O investigador Tiago Cruz, do Centro de Estudos Nuno Portas da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), recebeu a prestigiosa Scott Opler Emerging Scholar Fellowship, concedida pela Society of Architectural Historians (SAH). Esta bolsa é uma importante distinção que apoia anualmente investigadores emergentes cujos trabalhos são selecionados para apresentação na Conferência Internacional Anual da SAH, um dos principais fóruns mundiais na área da História da Arquitetura.
Tiago Cruz, atualmente integrado no projeto europeu ID-SCAPES, financiado pelo European Research Council, concentra os seus esforços na investigação do património cultural de influência portuguesa relacionado a minorias cristãs na Índia e no Bangladesh. O projeto, coordenado por Sidh Losa Mendiratta, foca na análise de património religioso e arquitetónico anterior ao século XIX, buscando elaborar uma narrativa social da arquitetura das igrejas e das paisagens sacralizadas da região.
Com um doutorado em Estudos do Património pela Faculdade de Letras da U.Porto (2022) e uma sólida formação em Património Virtual e Arquitetura, Tiago também desenvolveu pesquisa de pós-doutoramento relacionada à candidatura da obra de Álvaro Siza à Lista do Património Mundial da UNESCO. Entre 2022 e 2024, atuou como Professor Auxiliar Convidado na FLUP e é um ativo membro do CITCEM e do Centro de Estudos Nuno Portas.
A cerimônia de entrega da Scott Opler Emerging Scholar Fellowship acontecerá durante a 79.ª Conferência Internacional Anual da SAH, que terá lugar na Cidade do México de 15 a 19 de abril de 2026, reconhecendo assim a contribuição significativa de Tiago Cruz para a História da Arquitetura.
Origem: Universidade do Porto






