O setor imobiliário global deverá testemunhar um aumento significativo no investimento, projetando-se um crescimento de 15% até 2026, alcançando a marca de mais de um bilião de dólares, conforme indicado no novo ‘outlook’ da Savills World Research. Esse aumento será impulsionado pela estabilização das avaliações e pela intensificação da procura em segmentos como escritórios, residencial e logística. A região EMEA destaca-se com uma expectativa de crescimento de 22%, enquanto as Américas continuam a liderar, com previsão de 570.000 milhões de dólares em investimentos, dos quais 530.000 milhões serão nos Estados Unidos.
O segmento de escritórios ganhará destaque nesse contexto, absorvendo cerca de um quarto do volume total de investimentos. A Savills indica que a recuperação do mercado e a estabilidade na procura criarão um ambiente positivo para os investidores, principalmente com o retorno do capital institucional. Rasheed Hassan, responsável pela área de Investimentos Transfronteiriços da Savills, ressaltou que 2025 foi um ano de virada, com um aumento de 10% nos investimentos, o que promete se intensificar em 2026. Além disso, as expectativas para as rendas de escritórios prime são otimistas, com 89% dos especialistas da Savills prevendo aumento nos preços.
A forte demanda nos setores residencial e industrial & logística (I&L) deverá continuar atraindo investidores em 2026. Com dois terços dos especialistas da Savills esperando um crescimento nas rendas do varejo, a dinâmica neste setor ainda varia conforme regiões e subsetores. No panorama português, Pedro Figueiras, da Savills, afirmou que o destaque da economia tem atraído ainda mais interesse dos investidores, prevendo volumes elevados de investimento em todos os segmentos. Além disso, a tecnologia, especialmente a inteligência artificial, estará entre os principais fatores a moldar o mercado imobiliário, impactando a forma como as empresas utilizam os espaços e definem suas estratégias.
Ler a história completa em Idealista Portugal




