Neste 15 de julho, celebra-se o Dia Mundial das Habilidades dos Jovens, uma data que enfatiza a necessidade de equipar a juventude com as competências necessárias para o emprego e o empreendedorismo. O tema deste ano destaca o empoderamento dos jovens por meio da Inteligência Artificial (IA) e das competências digitais.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, ressaltou que, com a IA transformando o panorama global, os jovens devem ser vistos não apenas como aprendizes, mas como cocriadores de um futuro digital mais equitativo. A Quarta Revolução Industrial, marcada pela ascensão da IA, está mudando as economias ao redor do mundo. A ONU defende que a educação e o treinamento técnico devem evoluir em sintonia com essas mudanças, mas atualmente cerca de 450 milhões de jovens, ou 70% dessa faixa etária, estão desempregados, muitas vezes devido à falta de habilidades adequadas para o mercado de trabalho.
Estudos indicam que mais de 86% dos estudantes não se sentem preparados para um ambiente profissional que integra IA, e o acesso limitado a tecnologias digitais agrava essa situação. Dados da ONU revelam que 90% das meninas e adolescentes em países de baixa renda carecem de acesso à internet, e mesmo entre os jovens em nações desenvolvidas, apenas um em cada dez utiliza dispositivos digitais por mais de uma hora semanalmente para fins educativos.
O próximo 15 de julho de 2025 marcará o 10º aniversário do Dia Mundial das Habilidades dos Jovens, uma ocasião que promete reforçar o reconhecimento da juventude como agentes transformadores e o compromisso com a inclusão através da educação em IA, visando a construção de um futuro mais pacífico, inclusivo e sustentável.
Origem: Nações Unidas