Em 3 de março, o mundo celebra o Dia Mundial da Audição, com enfoque especial neste ano na promoção do primeiro padrão global para audição segura em videogames e atividades esportivas, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da União Internacional de Telecomunicações (UIT). A preocupação com a saúde auditiva é crescente, uma vez que cerca de 3 bilhões de pessoas jogam videogames em diversos dispositivos, mas muitos aparelhos ainda não apresentam configurações adequadas para proteger os usuários de sons prejudiciais.
A OMS projeta que, até 2030, mais de 500 milhões de pessoas buscarão reabilitação devido à perda auditiva grave, muitas vezes causada pela exposição a ruídos altos durante atividades recreativas, como jogos e música. Jérôme Salomon, diretor-geral assistente da OMS, enfatiza a importância de adotar medidas para proteger a audição ao longo da vida, especialmente enquanto joga.
A nova normativa visa não apenas informar sobre os riscos da perda auditiva, mas também aumentar a conscientização sobre maneiras seguras de escutar música e jogar. Os jovens, em particular, são destacados como um grupo vulnerável devido à sua menor tolerância ao som e o crescente interesse por jogos online.
Para proteger a saúde auditiva nos jogos, diversas diretrizes foram propostas, como rastrear a permissão sonora, incluir mensagens sobre escuta segura e implementar sistemas de controle de volume acessíveis. Além disso, recomenda-se atenção especial à trilha sonora e ao design de som dos jogos, a fim de atender a necessidades específicas de segurança auditiva.
A iniciativa “Make Listening Safe”, da OMS, busca melhorar as práticas de escuta, especialmente entre os mais jovens, colaborando com governos, indústrias, consumidores e especialistas. O panorama da audição segura está se expandindo, tendo já introduzido padrões em 2019 e 2022 para proteção auditiva em diferentes contextos. O Dia Mundial da Audição 2025 promete trazer mais avanços nessa importante questão de saúde pública.
Origem: Nações Unidas