Começa nesta segunda-feira o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Durante o encontro, representantes de diversos países se reunirão para revisar os objetivos globais relacionados à saúde, igualdade de gênero, trabalho decente, vida na água e parcerias. Um dos principais objetivos deste fórum é fortalecer a mobilização de recursos financeiros e estimular a ciência, tecnologia e inovação para acelerar a implementação das metas estabelecidas.
Após a sessão de abertura, haverá um painel com a participação da renomada física brasileira Marcia Barbosa, que atualmente é reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e vice-presidente do Conselho Científico Internacional. O evento, organizado pelo Conselho Econômico e Social da ONU, ocorrerá até o dia 23 de julho. O segmento de alto nível, programado para os dias 21 a 23, contará com a presença de ministros de vários países, que dialogarão e buscarão consensos para uma declaração política conjunta.
Além disso, 37 países apresentarão relatórios conhecidos como Revisões Nacionais Voluntárias, que demonstrarão o progresso em relação aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre os países de língua portuguesa, apenas Angola está na lista dos que compartilharão suas experiências.
O tema do fórum deste ano é “Promovendo soluções sustentáveis, inclusivas e baseadas em ciência e evidências para a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para não deixar ninguém para trás”. Este encontro também celebra o décimo aniversário da adoção da Agenda 2030, que foi institucionalizada na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012, no Rio de Janeiro. A cada quatro anos, o Fórum convoca líderes e chefes de governo para monitorar o progresso em relação aos ODS e é amplamente reconhecido como a “Cúpula dos ODS”.
Origem: Nações Unidas