Nos últimos dias, a situação na Faixa de Gaza se tornou cada vez mais crítica, com ataques aéreos e bombardeios resultando em um número crescente de vítimas civis, além de deslocamentos forçados e destruição maciça. As Nações Unidas, em conjunto com seus parceiros humanitários, continuam a prestar assistência às pessoas afetadas, tendo inaugurado seis novos pontos de atendimento de saúde desde o último domingo.
Na quarta-feira, uma equipe da Organização Mundial da Saúde (OMS) conseguiu chegar ao Hospital Europeu em Rafah, que permanece inoperante, para transferir equipamentos essenciais para outras instalações de saúde ainda em funcionamento. No entanto, as autoridades israelenses têm impedido o acesso ao Hospital Kamal Adwan, localizado no norte de Gaza. Já o Hospital Al-Shifa, na Cidade de Gaza, embora em condições ruinosa, continua a operar parcialmente e é um dos poucos locais que ainda atendem pacientes, incluindo partos.
O Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) informou que está enviando equipamentos e suprimentos médicos para 22 centros de saúde, incluindo o Al-Shifa, e que atualmente existem 175 parteiras atuando em todo o território da Faixa de Gaza.
Além disso, a ONU tem priorizado a proteção das populações mais vulneráveis durante o inverno. Desde o último domingo, aproximadamente 4,4 mil famílias já receberam tendas, cobertores e roupas de inverno como parte dos esforços humanitários. Entre 10 de outubro e 2 de dezembro, foram descarregadas mais de 132 mil cargas de ajuda humanitária no enclave, com uma significativa maioria tendo sido coletada nas travessias.
Recentemente, as autoridades israelenses anunciaram a abertura da passagem de Rafah nos próximos dias, exclusivamente para a saída de moradores de Gaza em direção ao Egito. Segundo relatos, autoridades egípcias indicaram que, caso um acordo seja firmado, a movimentação poderá ocorrer em ambas as direções. O porta-voz do secretário-geral da ONU ressaltou a necessidade de que os palestinos possam sair e retornar livremente, sem pressões.
Origem: Nações Unidas





