A NVIDIA anuncia uma nova arquitetura aberta chamada NVQLink, projetada para integrar processadores quânticos (QPUs) com supercomputação acelerada por GPU. A iniciativa contou com a colaboração de nove laboratórios científicos dos Estados Unidos, incluindo Brookhaven e Fermilab, além de 22 parceiros da indústria, que vão de fabricantes de QPUs a controladores quânticos.
O NVQLink proporciona uma conexão de alta velocidade e baixa latência, essencial para a execução em tempo real de algoritmos de controle, calibração e correção de erros quânticos. Essa tecnologia se integra à plataforma CUDA-Q da NVIDIA, permitindo que desenvolvedores programem aplicações híbridas que acolham CPUs, GPUs e QPUs como um único sistema coeso.
Com os qubits sendo extremamente delicados e suscetíveis a erros, a arquitetura NVQLink oferece um canal direto entre o controle clássico acelerado por GPU e as QPUs. Isso possibilita que os sistemas respondam a ruídos e deriva, executando códigos de correção necessários para a estabilização do sistema.
O método híbrido é visto como a rota mais viável para acelerar aplicações aplicáveis no mercado, como química computacional e modelagem de materiais. O NVQLink é uma estrutura aberta, que não se limita a um único tipo de QPU, abrigando diferentes tecnologias como qubits supercondutores, iônicos e fotônicos.
Os laboratórios do Departamento de Energia dos EUA utilizarão o NVQLink como base para avanços na correção de erros e no desenvolvimento de aplicações híbridas, criando um cenário onde supercomputadores com GPU possam facilmente integrar módulos quânticos. Isso visa preparar a infraestrutura para uma nova era onde a IA e a computação quântica se complementem.
Os interessados, incluindo fabricantes quânticos e centros de supercomputação, já podem solicitar acesso ao NVQLink. A integração com a plataforma CUDA-Q está em progresso, facilitando o desenvolvimento de aplicações híbridas em ambientes reais.
O NVQLink é um grande passo para a computação cuántica-clássica, prometendo aumentar a convergência real entre tecnologias e atrair talentos e investimentos para um futuro em que a computação quântica se torne uma realidade prática e acessível.






