Os membros do grupo acolheram a eleição do Embaixador Eheth, que sucedeu o Embaixador Raimondas Ališauskas da Lituânia. Durante a reunião, foi expressa apreciação pela liderança do presidente anterior nos últimos 12 meses, contribuindo para o avanço dos trabalhos do grupo.
Em suas declarações iniciais, o Embaixador Eheth ressaltou a relevância contínua e a crescente importância do mandato do grupo. Ele enfatizou que a transferência de tecnologia é crucial para “fortalecer a capacidade produtiva, modernizar a infraestrutura e construir resiliência”. Além disso, destacou seu papel no “apoio à transformação estrutural, na resposta aos desafios ambientais e na garantia de que a rápida implementação da inteligência artificial e suas aplicações no comércio beneficiem a todos, sem ampliar a disparidade entre os membros em diferentes estágios de desenvolvimento”.
Durante uma discussão iniciada pela Índia, os membros trocaram opiniões sobre como avançar nos esforços de transferência de tecnologia e criar impulso para a 14ª Conferência Ministerial (MC14), que será realizada em Yaoundé, Camarões, em março de 2026.
O Embaixador Eheth encorajou os membros a “continuar compartilhando experiências nacionais sobre como o comércio facilitou a transferência de tecnologia e apoiou o desenvolvimento”. Ele reafirmou o valor da prática, introduzida por seu antecessor, de ouvir as opiniões de presidentes de outros órgãos da OMC, o que, segundo ele, “enriquece o trabalho do grupo ao ilustrar a natureza transversal da transferência de tecnologia e sua relevância na agenda da OMC”.
Olhando para o futuro, o presidente anunciou sua intenção de realizar consultas informais em setembro para ouvir as opiniões dos membros sobre como melhor avançar nos trabalhos do grupo. “Estou comprometido em ajudar a promover não apenas o mandato deste grupo, mas também os objetivos mais amplos da Organização, conforme estabelecido no preâmbulo do Acordo de Marrakesh que funda a OMC: elevar os padrões de vida, garantir um crescimento real constante da renda e apoiar o desenvolvimento sustentável de maneira a atender às necessidades e aspirações de todos os membros”, disse ele.
A próxima reunião formal do grupo de trabalho está agendada para novembro de 2025.
Origem: WTO news