Uma nova residência para estudantes do ensino superior, denominada Academia 24 do Marquês, será inaugurada em setembro de 2025, no coração do Porto. Com capacidade para acolher 24 alunos bolseiros, a residência está localizada na Praça Marquês de Pombal e resultou de uma parceria da Federação Académica do Porto (FAP) com uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). As obras de requalificação do edifício já estão programadas e a FAP assegura que serão implementadas todas as condições necessárias para os estudantes, incluindo quartos, cozinha, espaços de lazer e áreas para estudo.
O anúncio da nova residência coincide com o Dia Nacional do Estudante, destacando a continua necessidade de alojamento adequado para assim garantir o acesso ao ensino superior. O presidente da FAP, Francisco Porto Fernandes, enfatiza que “cada cama disponível é uma boa notícia, mas ainda nos falta”, referindo-se ao programa Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), que permanece incompleto desde a sua proposta em 2018. Ao mesmo tempo, a FAP destaca seu compromisso em melhorar a situação de alojamento, já tendo disponibilizado 64 camas nos últimos dois anos.
A gestão da Academia 24 do Marquês será totalmente gerida pela FAP, assim como já acontece com a Residência 24 da Bainharia, inaugurada em 2023, que oferece 40 camas. Para a seleção dos estudantes que preencherão as vagas na nova residência, continuará a ser utilizado o mesmo critério que rege a admissão na residência anterior, garantindo assim um processo justo e prático. Esta iniciativa não só busca aliviar a pressão sobre o alojamento estudantil, como também reafirma a importância do envolvimento dos estudantes na busca por soluções para a crise habitacional atual.
Ler a história completa em Idealista Portugal