O astrofísico suíço Michel Mayor, laureado com o Prêmio Nobel da Física em 2019, esteve recentemente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) para participar do evento internacional “The Sixth Workshop on Extremely Precise Radial Velocities (EPRV 6)”. A conferência, que ocorreu de 30 de junho a 3 de julho, foi organizada pelos docentes Nuno Cardoso Santos e Susana Barros, e destacou a área da astrofísica e o estudo de exoplanetas.
Durante sua participação, Mayor apresentou uma palestra que abordou os avanços na descoberta de exoplanetas nos últimos 30 anos. O evento contou com a presença de colegas e estudantes interessados na pesquisa científica. Além disso, Mayor também realizou uma palestra pública na Reitoria da U.Porto, intitulada “Change of paradigm during the 20th century – From one to billions of planetary systems”, onde discutiu as mudanças significativas na astronomia desde a sua primeira descoberta.
Em um momento de celebração, ao final da palestra, foi inaugurado um novo “astro-tríptico” nas arcadas exteriores do edifício da Reitoria da universidade, marcando a importância da contribuição de Mayor para a ciência. Sua descoberta de 1995, em colaboração com Didier Queloz, do primeiro planeta extrassolar conhecido, 51 Pegasi b, revolucionou nossa compreensão do cosmos e rendeu a ambos o Nobel. Os dois cientistas publicaram mais de 300 artigos juntos, evidenciando uma colaboração frutífera na área de astronomia.
Origem: Universidade do Porto