Microsoft lança Agent 365 para gerenciar agentes de IA
A Microsoft anunciou o lançamento da plataforma Agent 365, uma solução projetada para ser a “torre de controle” dos agentes de inteligência artificial que as empresas começam a implementar em larga escala em seus sistemas. A nova ferramenta visa prevenir o caos que pode surgir à medida que o número de agentes cresce, permitindo que sejam gerenciados com as mesmas regras, infraestruturas e controles já aplicados a colaboradores humanos e aplicativos corporativos.
As previsões do setor apontam que até 2028, haverá aproximadamente 1,3 bilhão de agentes de IA operando globalmente. Nesse contexto, o Agent 365 é visto como uma evolução natural das ferramentas de identidade, segurança e administração do Microsoft 365, adaptadas ao novo cenário de IA agente.
Um dos principais recursos do Agent 365 é um registro centralizado, acessível através do Microsoft Entra. Esse registro fornece um inventário completo de todos os agentes utilizados, em desenvolvimento ou integrados ao ambiente corporativo. Cada agente é identificado singularmente, assim como um funcionário possui sua própria conta corporativa. Essa abordagem permite monitorar todos os agentes ativos, identificando aqueles que não estão em conformidade com as políticas internas e possibilitando o bloqueio de agentes não autorizados.
Com a crescente quantidade de agentes de IA, o controle de acesso se torna essencial. A Microsoft enfatiza que nenhum agente deve operar sem uma identidade clara e limites definidos sobre o que pode acessar e realizar. Por meio de templates de políticas específicas, as equipes de TI podem estabelecer regras sobre quem pode criar e gerenciar agentes, quais dados e aplicativos cada um pode acessar, e quais condições são necessárias para se conectar a recursos sensíveis.
O Agent 365 também inclui um painel unificado com telemetria e métricas avançadas, permitindo que os responsáveis pela TI, segurança e negócios analisem a interação entre agentes e usuários, avaliem desempenho e qualidade das tarefas, e meçam o impacto sobre a produtividade e retorno do investimento.
Além de tudo isso, a plataforma foi projetada para funcionar de maneira integrada com documentos do Office e dados de aplicativos de negócios, garantindo que os agentes tenham acesso ao mesmo contexto que os colaboradores. A segurança é portada a sério, utilizando várias camadas de proteção, incluindo o Microsoft Defender e o Microsoft Entra, para manter a integridade dos dados e das interações.
Com o Agent 365, a Microsoft visa facilitar a transição de projetos pilotos para operações sistemáticas de IA em larga escala, promovendo um ambiente colaborativo entre humanos e agentes, sob um mesmo conjunto de diretrizes de identidade e segurança.
As empresas podem iniciar os testes do Agent 365 através do centro de administração do Microsoft 365, aproveitando o programa de acesso antecipado Frontier, para avaliar o impacto e preparar políticas antes de um lançamento em grande escala.






