Na 21.ª edição do prémio Medalhas de Honra L’Oréal para as Mulheres na Ciência, quatro investigadoras portuguesas foram reconhecidas por seus significativos contributos na área da pesquisa. Esta iniciativa, fruto de uma colaboração entre a L’Oréal Portugal e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), já beneficiou mais de 70 mulheres ao longo dos anos.
As galardoadas em 2024 incluem Ana Rita Lopes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Céline Gonçalves, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho; Paola Alberte, do IST-ID, Instituto Superior Técnico; e Patrícia Henrique, do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto. Cada uma delas receberá um prémio de 15 mil euros, destinado a apoiar financeiramente os seus projetos de pesquisa.
Os projetos foram escolhidos de entre diversas candidaturas, avaliados por um júri científico liderado por Alexandre Quintanilha, professor catedrático jubilado. As propostas destacam-se por seu impacto social e científico, abordando questões cruciais nas áreas da saúde e da sustentabilidade marinha.
Este prémio está inserido no programa internacional L’Oréal–UNESCO For Women in Science, que visa promover e apoiar jovens mulheres na ciência em todo o mundo, encorajando a continuidade de suas carreiras e promovendo uma maior conscientização sobre a necessidade de uma ciência sem barreiras de gênero. A cerimónia de entrega dos prémios, que ocorreu no dia 2 de junho de 2025, celebrou não apenas as premiadas, mas também o compromisso contínuo em promover a igualdade de gênero na pesquisa científica.
Origem: Fundação para a Ciência e a Tecnologia