Com o ano de 2026 à vista, muitos trabalhadores em Portugal já começam a planejar seus dias de férias. Segundo especialistas, é possível transformar 13 dias úteis em até 44 dias de descanso, utilizando feriados estratégicos e fins de semana. Para isso, é necessário um planejamento cuidadoso mês a mês, levando em consideração tanto os feriados nacionais como os municipais, que podem variar de região para região.
Os trabalhadores têm direito a pelo menos 22 dias úteis de férias por ano, podendo esse número aumentar dependendo da antiguidade ou de convenções coletivas. Funcionários da função pública, por exemplo, podem ter direito a 25 dias anuais. Além disso, para aqueles que começam a trabalhar em 2026, a lei estipula que os dias de férias são calculados proporcionalmente, permitindo que aproveitem uns dias de descanso antecipadamente, caso necessário.
As dicas para um aproveitamento inteligente dos feriados incluem a marcação de férias em datas chave, como as segundas e sextas que se aproximam de feriados. Assim, por exemplo, ao tirar um dia de férias na sexta-feira, 2 de janeiro, é possível iniciar o ano com um descanso de quatro dias. A primavera e o outono também oferecem várias opçõe para fins de semana prolongados, sendo um excelente momento para planejar viagens e atividades de lazer.
Ler a história completa em Idealista Portugal