O Europe Direct Maia foi oficialmente reconhecido pela Comissão Europeia, com a missão de aproximar a União Europeia dos cidadãos e promover uma cidadania europeia ativa. Com o intuito de reforçar o conhecimento sobre as políticas e programas da EU, o centro visa contribuir para uma Europa mais democrática, próspera e segura.
O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, expressou sua satisfação, afirmando que “a decisão da Comissão Europeia confirma a visão política de reforçarmos o envolvimento dos cidadãos, autarquias e organizações locais na esfera pública e nas agendas europeias”. A candidatura da Maia ao Europe Direct recebeu uma avaliação destacada, com 86 pontos em 100, evidenciando a qualidade do plano de comunicação para 2026.
O plano é alinhado com as prioridades políticas da União Europeia e abrange áreas estratégicas como educação, voluntariado, coesão territorial, competitividade regional, apoio à recuperação da Ucrânia e resiliência territorial. A integração da Maia na rede Europe Direct não apenas fortalece a estratégia municipal de relações internacionais, mas também estabelece o município como um modelo de inovação e sustentabilidade no contexto europeu.
Origem: Câmara Municipal da Maia






