Desde a inauguração das linhas 4, 5 e 6 do Metrô de Riad, o sistema de transporte já atendeu a impressionantes 24,5 milhões de usuários. Este projeto ambicioso, concebido pelo consórcio FAST, conduzido pela empresa espanhola FCC, representa um notável desafio de engenharia. Com o objetivo de transformar a dinâmica urbana da capital saudita, o metrô não apenas aprimora a mobilidade, mas também promete impactos econômicos e sustentáveis significativos.
O Metrô de Riad, o maior projeto de construção já realizado por uma empresa espanhola no mundo, se estende por 176 quilômetros, englobando 6 linhas, 85 estações, além de 7 oficinas e pátios. Essa infraestrutura está entre os maiores empreendimentos de transporte urbano do planeta.
Entre os dados mais relevantes, destaca-se o uso de tuneladoras com 9,77 metros de diâmetro para a construção da linha verde (linha 5), que estabeleceram novos recordes mundiais de avanço diário na escavação. O consórcio FAST foi pioneiro em trazer para Riad uma tuneladora de 9,8 metros, permitindo a perfuração de 10,8 km de túneis na linha, com a primeira máquina passando pela estação de Salah Al-din em 2015.
Além disso, mais de 12,2 quilômetros de vigas foram instalados em um tempo recorde de 1 ano e 9 meses, com uma média de 2,5 dias por trecho. O projeto destaca-se não apenas pela sua grandiosidade, mas também pela inovação e eficiência na construção de uma rede que promete mudar a face do transporte na cidade.
Origem: FCC