Liberty Latin America (LLA) anunciou um acordo de colaboração estratégica de cinco anos com a Amazon Web Services (AWS) para acelerar a transformação na nuvem, a adoção de Inteligência Artificial e a modernização de TI na América Latina e no Caribe. O foco principal da parceria é enfrentar um dos principais desafios enfrentados por grandes organizações e setores regulados: o cumprimento das exigências de residência e soberania de dados, sem abrir mão da escalabilidade e da rapidez na inovação.
Esse movimento coloca a LLA em sintonia com uma tendência crescente nas telecomunicações, onde as empresas estão deixando de ser meros provedores de conectividade, para se tornarem parceiros completos em transformação digital. Segundo Balan Nair, CEO da LLA, a digitalização na região está se acelerando e as empresas necessitam de “fundamentos tecnológicos” que permitam um avanço ágil sem sacrificar segurança e confiabilidade. A AWS reforça essa visão ao posicionar as telecomunicações como facilitadoras da adoção em grande escala da nuvem.
A colaboração entre LLA e AWS se baseia em três pilares principais que abrangem a transformação interna da LLA e a ampliação de sua oferta B2B. O primeiro pilar é a implementação de infraestrutura dedicada on-premises com AWS Outposts, permitindo que a LLA ofereça capacidades de nuvem mantendo os dados dentro de limites geográficos definidos por seus clientes. O segundo pilar envolve a migração e modernização com o AWS Transform, onde a LLA busca atualizar mais de 500 cargas de trabalho, focando em uma modernização orientada à Inteligência Artificial. O terceiro pilar se concentra na implementação de infraestrutura de nuvem no edge da rede, com o objetivo de proporcionar aplicações de baixa latência e processamento local para setores críticos, como finanças e saúde.
No aspecto técnico, essa aliança representa um passo em direção a um modelo de nuvem híbrida real, projetado para resolver questões práticas, como conformidade regulatória, latência e operações padronizadas. Para as equipes de desenvolvimento, essa colaboração pode facilitar o processo de implantação de serviços que exigem compliance, encurtando o caminho do protótipo à produção.
A LLA opera em mais de 20 países na América Latina e no Caribe, oferecendo uma combinação de serviços residenciais e empresariais, como conectividade e soluções de data center. O acordo com a AWS não apenas representa um movimento tecnológico, mas também uma estratégia comercial que posiciona a empresa como um “ponte” para organizações que desejam modernizar suas operações sem violar requisitos locais.
Com essa nova parceria, a LLA se posiciona para atender à demanda crescente por soluções de nuvem que atendam às especificações locais, refletindo uma evolução no setor de telecomunicações que busca ir além da conectividade, oferecendo uma camada diferenciada de serviços digitais e soluções de modernização.





