León sedia a décima edição do Cybersecurity Summer BootCamp com mais de 500 profissionais de 27 países
Iniciou-se em León a décima edição do Cybersecurity Summer BootCamp, um evento fundamental no calendário global de cibersegurança, reunindo 507 profissionais de 27 países. O evento, organizado pelo Instituto Nacional de Cibersegurança (INCIBE) em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Universidade de León, será realizado ao longo de duas semanas de intensa capacitação.
O secretário de Estado de Telecomunicações e Infraestruturas Digitais, Antonio Hernando Vera, presente na cerimônia de abertura, destacou a importância do investimento em cibersegurança, afirmando que “a Espanha reforçou sua aposta na área com um investimento histórico de 1,157 bilhões de euros dentro do novo Plano Nacional”. Ele ressaltou que a inteligência artificial e a computação quântica estão transformando os ataques cibernéticos e a necessidade de antecipação por meio de formação e estratégias.
O #CSBC2025 é direcionado a um público especializado que inclui forças de segurança, promotores, juízes, responsáveis políticos e técnicos de centros CSIRT e CERT, com o objetivo de compartilhar conhecimento, aprimorar políticas públicas e estabelecer laços de colaboração transnacional. Os participantes terão acesso a mais de 200 horas de formação avançada, com cinco itinerários formativos que abrangem simulações de crises cibernéticas, workshops técnicos e sessões colaborativas de resolução de incidentes.
A secretária executiva do Comitê Interamericano contra o Terrorismo (CICTE) da OEA, Alison August Treppel, enfatizou que “o BootCamp se tornou um catalisador para fortalecer a cibersegurança na Ibero-América”, destacando as 21 estratégias nacionais de cibersegurança já assessoradas pela OEA e a formação de mais de 600 líderes em ciberdiplomacia.
Outra novidade nesta edição é o programa intensivo de treinamento para a equipe nacional que representará a Espanha no European Cyber Security Challenge (ECSC) 2025, que ocorrerá na Polônia em outubro. Vinte jovens talentos, selecionados entre 35 universidades públicas, estão sendo capacitados em León, com destaque para o sistema dual de seleção com paridade de gênero, assegurando um time composto por 10 integrantes, sendo 5 mulheres e 5 homens.
Além das atividades acadêmicas, o BootCamp oferece propostas culturais e de entretenimento para promover o networking. No próximo dia 17 de julho, o concerto “Música de cinema em León”, realizado pela Orquestra JOCSMAB, promete enriquecer a experiência do evento, consolidando León como a capital mundial da cibersegurança intergovernamental há dez anos consecutivos.
O Cybersecurity Summer BootCamp 2025 evidência que a Espanha não apenas lidera em investimento e estratégia digital, mas também em formação, cooperação internacional e projeção de futuro. León se firma como referência global na defesa de um ciberespaço seguro, resiliente e colaborativo.