A Oracle anunciou o lançamento do Java 25, a mais recente versão do popular linguagem de programação, que coincide com o 30º aniversário do Java. A atualização traz um forte recado: a linguagem continua relevante e adequada para enfrentar os desafios da inteligência artificial, cibersegurança e computação em nuvem.
A nova versão apresenta 18 melhorias, que visam simplificar a experiência dos novos programadores, aumentar o desempenho para aplicações modernas, especialmente em inteligência artificial, e reforçar a segurança, com um olhar para o futuro da computação quântica.
Entre as principais inovações estão a eliminação da obrigatoriedade de certas linhas de código para scripts simples e a simplificação das importações de módulos, favorecendo o aprendizado de iniciantes. O Java 25 também se destaca por sua capacidade de lidar com aplicações que requerem alto desempenho, como modelos de IA e serviços em nuvem, graças a recursos como “concurrency structured” e a API de vetores.
A segurança, outro foco importante, é abordada com a introdução de codificação PEM para objetos criptográficos e novas APIs para derivação de chaves, com vistas à criptografia pós-quântica.
Com melhorias ocultas, como arranques mais rápidos e menor consumo de memória, Java 25 solidifica seu lugar em ambientes “cloud-native”, otimizando custos e acelerando implementações.
Java, um dos pilares da programação desde 1995, continua a evoluir, mostrando ser uma escolha acessível, segura e estável para desenvolvedores e empresas. A Oracle assegura pelo menos oito anos de suporte, reafirmando a posição do Java como uma plataforma viável em um cenário tecnológico em rápida mudança.