Na 30.ª edição da Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP 30), que se realiza em Belém, Brasil, até 21 de novembro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) promoverá duas sessões no Pavilhão de Portugal. O evento conta com a presença do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro.
Na primeira sessão, marcada para o dia 19 de novembro às 15h45 (horário de Lisboa), o tema em debate será “Pesca sustentável e resiliência costeira face às alterações climáticas”. Este painel visa explorar práticas de pesca sustentável, especialmente a pesca artesanal, e destacará casos de sucesso em Portugal, assim como iniciativas de outros países de língua portuguesa. A proposta enfoca a importância da pesca artesanal na resiliência das comunidades diante dos desafios climáticos e na segurança alimentar.
No dia seguinte, 20 de novembro, às 11h15 (14h15 em Lisboa), a sessão “Advancing Meteorological: tools for Climate Change Resilience” irá apresentar plataformas de apoio à decisão para diferentes setores da economia e para a sociedade de forma geral. O objetivo é demonstrar como as ferramentas da ciência meteorológica podem facilitar processos colaborativos adaptados às necessidades das diversas partes interessadas.
Ambas as sessões poderão ser acompanhadas ao vivo pelo canal de YouTube do Ministério do Ambiente e Energia, proporcionando uma oportunidade para que um público mais amplo se engaje nas discussões sobre a sustentabilidade e resiliência climática.
Origem: Instituto Português do Mar e da Atmosfera






