No dia 14 de novembro, em Algés, realizou-se o Seminário “A informação do meio marinho e a ciência ao serviço da sociedade”, promovido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e pela Direção-Geral de Política do Mar (DGPM). O evento foi marcado pela presença do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, e teve como objetivo enfatizar a importância dos dados e do conhecimento científico na formulação de políticas públicas que garantam a gestão sustentável dos recursos marinhos.
O seminário iniciou com um painel intitulado “As contas do Oceano, necessidades de informação”. Durante este painel, Cristina Ramos, responsável pelo Serviço das Contas Satélite do Instituto Português de Estatística (INE), apresentou a “Conta Satélite do Mar”. Em seguida, a investigadora do IPMA, Adelaide Ferreira, elucidou sobre as “Contas dos Ecossistemas Marinhos”. O investigador Miguel P. Santos discutiu a realização de campanhas oceanográficas necessárias para a Rede Nacional de Áreas Marinhas Protegidas.
O segundo painel focou na monitorização do meio marinho, com destaque para o projeto “DQEM-MONIT”, apresentado por Ivone Figueiredo, diretora do Departamento do Mar e Recursos Marinhos. O debate que se seguiu, moderado por Conceição Santos, contou com a participação de especialistas de diversas instituições, como a Direção Geral de Recursos Naturais e o Instituto Hidrográfico.
Salvador Malheiro encerrou o seminário, que faz parte da Semana do Mar 2025, uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Mar, que visa reforçar a identidade marítima de Portugal e promover a conscientização sobre a importância dos nossos mares.
Origem: Instituto Português do Mar e da Atmosfera





