Hoje, às 12h14, um sismo de magnitude local M4,1 foi registado na Área Metropolitana de Lisboa, com o epicentro localizado a cerca de quatro quilómetros a Oeste de Alenquer. A profundidade do tremor foi estimada em 14 quilómetros. Apesar de ter sido sentido com uma intensidade máxima de IV/V na Escala de Mercalli Modificada em várias localidades, como Alenquer, Torres Vedras, Loures e Vila Franca de Xira, não foram reportados danos significativos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que, nas primeiras horas após o sismo, mais de 800 testemunhos foram recebidos através do questionário macrossísmico online, indicando que o abalo foi também sentido em várias outras áreas da região e até a uma distância de pelo menos 150 quilómetros.
Dois minutos após o primeiro tremor, um segundo sismo, também com magnitude 4,1, ocorreu na mesma zona, apresentando um hipocentro um pouco mais superficial. Esses eventos representam os tremores de maior magnitude registados nos últimos nove anos na região.
O IPMA continua a monitorar a situação e poderá emitir novos comunicados se necessário. As autoridades locais aconselham a população a permanecer atenta e a relatar quaisquer anomalias que possam surgir.
Origem: Instituto Português do Mar e da Atmosfera






