A Divisão de Modelação e Gestão de Recursos da Pesca (DivRP) participou, nos dias 16 e 17 de outubro, de uma Sessão de Trabalho sobre Pequenos Peixes Pelágicos, realizada em Rabat, Marrocos. O evento foi promovido pelo Ministério da Agricultura, Pesca Marítima, Desenvolvimento Rural, e das Águas e Florestas do Reino de Marrocos, e contou com a presença de João Pereira, chefe da DivRP, e Susana Garrido, investigadora reconhecida nas espécies de interesse.
Além de especialistas marroquinos, delegados da Mauritânia, Senegal, África do Sul e Chile também marcaram presença, todos países que se beneficiam de sistemas de afloramento costeiro. Esses ecossistemas têm um impacto direto na produtividade do mar e são cruciais para a manutenção de importantes mananciais de pequenos peixes pelágicos.
Durante o encontro, o Reino de Marrocos expressou seu interesse em promover uma colaboração internacional voltada ao aprofundamento do conhecimento sobre essas espécies e à gestão sustentável dos recursos pesqueiros, especialmente em face da sobrepesca e das mudanças nas condições ambientais. O IPMA compartilha deste interesse e reconhece as interconexões entre as populações de certas espécies e aquelas encontradas na costa norte-africana.
Como resultado da reunião, foram discutidas novas oportunidades de colaboração, com o objetivo de fortalecer o conhecimento científico e promover a gestão eficiente dos recursos pesqueiros.
Origem: Instituto Português do Mar e da Atmosfera

