A campanha anual de investigação Demersal do 4.º trimestre, chamada “Outono 2025”, chegou ao fim após 26 dias a bordo do navio de investigação Jákup Sverri, do Faroe Marine Research Institute (FMRI). A iniciativa, que começou a 9 de setembro, foi realizada em colaboração com o instituto das Ilhas Faroé, e teve como objetivo monitorar os recursos pesqueiros ao longo da plataforma continental portuguesa.
Apesar da ausência do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, em missão no exterior, Inês Durães, chefe de Gabinete, subiu a bordo para agradecer à equipe do IPMA e aos colegas do FMRI. Durante a campanha, 12 técnicos e investigadores da Divisão de Modelação e Gestão de Recursos da Pesca (DivRP) do IPMA efetuaram 102 arrastos de pesca, dos quais 93 são considerados válidos para avaliação.
A amostragem ocorreu em profundidades que variam de 20 a 500 metros, abrangendo diversas localidades desde Caminha a Vila Real de Santo António. Os dados recolhidos contribuirão para a estimativa da abundância, recrutamento, distribuição espacial e estrutura por comprimento de várias espécies de interesse comercial, como pescada e sarda.
Além da coleta de informações sobre recursos pesqueiros, a campanha também visa avaliar o estado ambiental da plataforma continental, em conformidade com a Diretiva-Quadro da Estratégia Marinha. As informações coletadas serão analisadas nas próximas semanas e um relatório completo estará disponível no site do IPMA.
A experiência foi financiada pelo Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB) e segue as metodologias do Quadro de Recolha de Dados da União Europeia, em linha com as diretrizes do International Council for the Exploration of the Sea (ICES).
Origem: Instituto Português do Mar e da Atmosfera






