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Intel lança o SDK do XeSS 2 e seus plugins para desenvolvedores, mas ainda não aposta no código aberto.

por Notícias Tecnologia
18/03/2025
em Tecnologia
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A Intel anunciou a publicação oficial do SDK de XeSS 2 (Intel Xe Super Sampling 2), juntamente com todos os plugins necessários para facilitar a integração dessa tecnologia em videogames e aplicativos. O lançamento ocorreu através do GitHub, onde já está disponível a versão 2.0.1 do SDK, marcando um passo significativo para impulsionar a adoção dessa tecnologia entre desenvolvedores e a comunidade de modders.

O kit de desenvolvimento lançado pela Intel inclui três componentes principais:

  1. XeSS Super Resolution (XeSS-SR): uma tecnologia de upscaling compatível com todas as GPUs que suportam Shader Model 6.4 (DP4A).
  2. XeSS Frame Generation (XeSS-FG): sistema de geração de frames que está disponível apenas para as placas gráficas Intel Arc com extensões Matrix (XMX).
  3. Xe Low Latency (XeLL): ferramenta para redução de latência em jogos, tanto para GPUs Arc dedicadas como integradas.

Para facilitar a implementação, a Intel também publicou plugins para Unreal Engine 4 e 5, além de Unity, permitindo que os desenvolvedores integrem essas tecnologias de forma rápida e prática. Além disso, a empresa atualizou a ferramenta XeSS Inspector, que permite depurar, ajustar e visualizar a integração do XeSS em tempo real, verificando eventos e chamadas de API.

Apesar do avanço representado por esse lançamento, a Intel não cumpriu uma das promessas feitas com a chegada de suas primeiras placas gráficas Arc Alchemist: tornar o XeSS uma tecnologia de código aberto. Atualmente, a empresa continua a distribuir o XeSS na forma de bibliotecas pré-compiladas, seguindo um modelo semelhante ao da NVIDIA com o DLSS, enquanto a AMD opta por uma solução totalmente aberta com o FidelityFX Super Resolution (FSR). A ausência de código aberto limita as possibilidades de personalização e adaptação pela comunidade, o que poderia diferenciar a Intel em um mercado que cada vez mais valoriza a transparência e a colaboração aberta.

Embora a adoção ainda esteja em um estágio inicial, vários jogos já confirmaram a integração do XeSS 2, incluindo:

  • Assassin’s Creed Shadows (20 de março)
  • Delta Force: Black Hawk Down
  • Diablo IV (18 de março)
  • F1 24
  • FragPunk
  • Harry Potter: Quidditch Champions
  • Indiana Jones and the Great Circle
  • Killing Floor 3 (25 de março)
  • Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii
  • Marvel Rivals
  • Payday 3

O lançamento do SDK de XeSS 2 e suas ferramentas complementares representa um progresso claro na estratégia da Intel para competir nas tecnologias de upscaling e geração de frames. No entanto, a empresa ainda precisa avançar para um modelo mais aberto, como é esperado por uma parte da comunidade de desenvolvedores e usuários avançados. Até que isso ocorra, a Intel continuará a competir em um cenário onde NVIDIA e AMD dominam com soluções já consolidadas, e onde a transparência e a abertura podem se tornar fatores chave para o futuro do XeSS.

Tags: AbertoAindaapostacódigodesenvolvedoresIntellançaMasNãoparapluginsSDKseusXeSS
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