Na Bolsa de Barcelona, um evento significativo marcou o Dia da Educação Financeira, com um simbólico Toque de Campana que reuniu autoridades e representantes do setor financeiro. A atividade, organizada pela BME, integra a iniciativa global “Ring the Bell for Financial Literacy”, promovida pela Federação Mundial de Bolsas e pela IOSCO, e faz parte da World Investor Week, que conta com a participação de 50 bolsas ao redor do mundo.
Durante a cerimônia, Alícia Romero, conselheira de Economia e Finanças da Generalitat de Catalunya, ressaltou a importância de fornecer à população ferramentas que garantam uma educação financeira adequada. Romero enfatizou os riscos associados à falta de formação, que podem deixar famílias vulneráveis em situações financeiras complicadas. Em seu discurso, fez um apelo para fomentar uma cultura do esforço, contrastando com a visão do “dinheiro fácil” que se dissemina nas redes sociais. “Há que dar ferramentas para poder investir”, afirmou.
Por sua vez, Juan Flames, CEO da BME, destacou que incentivar a cultura financeira é fundamental para restabelecer a confiança dos investidores de varejo na Bolsa. Flames reiterou o compromisso da BME em colaborar com reguladores e setores financeiros para desenvolver a conta paneuropeia, um novo produto de poupança e investimento que oferecerá incentivos fiscais e facilitará as transações transfronteiriças dentro da União Europeia.
O evento não se restringiu apenas ao Toque de Campana. A BME também organizou uma série de webinars em colaboração com “Finanças para Todos”, uma iniciativa do CNMV, do Banco de Espanha e do Ministério de Economia, Indústria e Empresas. Sob o lema “Infórmate. Planifica. Decide”, a undécima edição desta iniciativa foi realizada na cidade, marcando a segunda vez que Barcelona sedia o evento, que visa promover uma maior conscientização e preparação em questões financeiras entre os cidadãos.





