O Índice de Sustentabilidade IBEX® ESG, que destaca as empresas espanholas mais comprometidas com práticas sustentáveis, passou por uma atualização em sua composição, mantendo um total de 48 componentes após a última revisão. Essa mudança, que entrará em vigor no dia 22 de setembro, inclui a entrada de três novas empresas: Grupo Catalana Occidente, Grenergy e HBX Group. Ao mesmo tempo, as companhias Global Dominion, Ence e Tubacex foram excluídas do índice.
Essa modificação impacta tanto o IBEX® ESG, cujo critério de seleção se baseia em práticas sustentáveis, quanto o IBEX® ESG Weighted, que pondera as empresas de acordo com suas classificações de sustentabilidade, conhecidas como ESG Impact Rating. Ambos os índices são atualizados em tempo real e estão disponíveis em três formatos: preço, com dividendos e com dividendos líquidos.
Dentre as empresas que continuam a fazer parte do índice atualizado, destacam-se Atresmedia, ACS, Iberdrola, Inditex e Telefónica. Essas companhias conseguiram alcançar uma classificação ESG de C+ ou superior, dentro de um sistema que avalia em 12 níveis, que vão de A+ a D-. Além disso, as empresas precisam cumprir os Princípios do Pacto Global das Nações Unidas e seguir as diretrizes da OCDE sobre conduta empresarial responsável.
As revisões e atualizações deste índice são realizadas anualmente em setembro, assegurando assim uma avaliação contínua das práticas de sustentabilidade no ambiente corporativo espanhol. Para mais informações sobre os índices da BME, é recomendável visitar o site oficial correspondente.
 
			 

 
		 
 
 
 
 

