Fujitsu e NVIDIA unificam esforços para acelerar a transformação industrial com infraestrutura de IA
A Fujitsu anunciou uma ampliação de sua colaboração estratégica com a NVIDIA, visando fornecer uma infraestrutura de inteligência artificial (IA) completa que inclui agentes de IA integrados e hardware otimizado de alta performance. O objetivo é acelerar a adoção empresarial e impulsionar a transformação industrial. A iniciativa, comunicada pela filial europeia da Fujitsu, demonstra um foco em uma plataforma de agentes de IA “pronta para setores” e uma arquitetura de computação que combina a CPU FUJITSU-MONAKA com a GPU NVIDIA através do NVLink-Fusion.
O movimento busca fornecer às empresas a velocidade e eficiência exigidas pela nova onda de casos de uso em saúde, manufatura e robótica, sem abrir mão da autonomia na utilização e governança da IA. “A colaboração estratégica de Fujitsu com a NVIDIA acelerará a transformação empresarial impulsionada pela IA”, afirmou Takahito Tokita, CEO da Fujitsu. Jensen Huang, fundador da NVIDIA, acrescentou que, “para impulsionar a revolução industrial da IA, é necessário construir a infraestrutura necessária”.
A colaboração se baseia em três linhas de trabalho, com dois pilares principais: uma plataforma de agentes de IA autoevolutiva e uma infraestrutura de computação otimizada. O primeiro pilar envolve o desenvolvimento conjunto de uma plataforma que respeita a realidade multiempresa e multimodal, focando em velocidade e segurança. O segundo pilar inclui uma infraestrutura de IA avançada, com a integração da série de CPU FUJITSU-MONAKA e GPUs NVIDIA.
As empresas visam colocar os agentes de IA no centro da operatividade, prometendo a automação de tarefas complexas e a continuação da autoevolução desses agentes. Fujitsu e NVIDIA pretendem não apenas acelerar o tempo de colocação no mercado, mas também otimizar custos de operação e garantir que as empresas mantenham controle sobre seus dados.
Além disso, a colaboração pretende gerar um ecossistema robusto de parceiros para expandir o uso de agentes e modelos, com planos de começar a implementação no Japão e escalar globalmente. O objetivo de longo prazo é criar uma infraestrutura de IA que seja considerada indispensável para a sociedade digital japonesa até 2030.
A proposta reflete uma necessidade crescente no mercado por menos fricções na implementação e mais garantias de desempenho. Fujitsu busca assegurar sua posição como integrador de referência, enquanto a NVIDIA almeja aprofundar suas soluções em um mercado cada vez mais exigente em confiabilidade e desempenho.
			
                                



							

