A Comissão Europeia divulgou o relatório anual econômico de 2025 sobre a frota pesqueira da União Europeia, que projeta lucros operacionais de 567 milhões de euros para a frota da UE no ano de 2025. Este resultado reflete uma tendência positiva, superando os resultados obtidos em 2023 e 2024.
O relatório apresenta dados sobre o desempenho da frota da UE em 2023, além de projeções para 2024 e 2025. Em 2023, havia 53.300 embarcações ativas, empregando mais de 155.200 pessoas. A frota pesqueira da UE desembarcou cerca de 3,39 milhões de toneladas de peixes, com um valor aproximado de 6,13 bilhões de euros.
Costas Kadis, Comissário Europeu para Pescas e Oceanos, comentou: “Estou satisfeito em ver uma tendência positiva no desempenho da frota da UE, que está ligada ao nosso progresso em direção a uma pescaria sustentável. Isso traz benefícios reais para a frota da UE e apoia nossas comunidades costeiras. Quando seguimos as cotas baseadas na ciência e permitimos a recuperação dos estoques de peixes, observamos melhorias na saúde econômica da nossa frota e melhor remuneração para aqueles que trabalham no setor. Embora esses desenvolvimentos sejam promissores, é importante lembrar que desafios permanecem e precisamos continuar trabalhando juntos para enfrentá-los e manter nosso setor próspero.”
De acordo com o relatório, diversos fatores contribuem para essa tendência econômica positiva, incluindo o progresso na obtenção de estoques de peixes sustentáveis, um ajuste na capacidade de pesca e uma diminuição nos preços e no consumo de combustível. Especialmente, a Comissão apoiará esforços para descarbonizar e modernizar a frota, reduzindo o consumo de combustível.
No entanto, apesar do desempenho econômico promissor, o relatório ressalta desafios persistentes enfrentados pela frota pesqueira da UE, como problemas estruturais, envelhecimento das embarcações, dificuldade em atrair jovens para carreiras pesqueiras e disparidades regionais na performance econômica e salários da tripulação.
Este relatório irá alimentar a reflexão sobre a Visão 2040 para pescas e aquicultura que a Comissão Europeia proporá em 2026, conforme anunciado no Pacto do Oceano Europeu. Entretanto, o relatório anual econômico da frota pesqueira da UE é a compilação mais completa e atualizada de informações e estatísticas sobre o desempenho econômico dessas frotas, produzido pelo Comité Científico, Técnico e Económico para as Pescas e pela Comissão Europeia. Além do relatório, um livreto que resume suas principais conclusões também foi publicado.
Origem: Oceanos e pescas Europa





