O projeto “Ela Lidera a Paz”, promovido pela ONU Mulheres em Moçambique, visa consolidar a participação e liderança de mulheres e meninas na paz, segurança e recuperação até 2027. A iniciativa se concentrará nas províncias mais afetadas pelo conflito, como Cabo Delgado, Nampula, Sofala e Manica, alcançando mais de 71 mil mulheres. Desse total, 10 mil são mulheres afetadas por crises que receberão capacitação e apoio para a recuperação econômica.
Nilsa Zibane Ribeiro, oficial de Programa para Mulheres, Paz e Segurança da ONU Mulheres, destacou que o projeto também beneficiará indiretamente outras 60 mil pessoas nas comunidades. Nos próximos dois anos, a iniciativa se expandirá com formações em liderança, acesso a serviços jurídicos, apoio psicossocial e subsídios para fomentar pequenas iniciativas de negócios.
A proposta se alinha com datas importantes, como os 30 anos da plataforma de ação de Beijing e os 15 anos da ONU Mulheres, buscando transformar normas de gênero e garantir a voz das mulheres nas tomadas de decisão. O projeto conta com um financiamento da Noruega de aproximadamente US$ 2,3 milhões e colaboração com líderes locais para fortalecer a resiliência das mulheres moçambicanas em um contexto de conflito e desafios climáticos.
Origem: Nações Unidas