Figueira da Foz está a dar um passo importante para reforçar a oferta de habitação pública na cidade, com a construção e reabilitação de 148 casas a preços acessíveis. Esta iniciativa resulta de um acordo entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) e o Município, totalizando um investimento de mais de 22,4 milhões de euros. O financiamento vem do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da União Europeia (NextGeneration), refletindo uma forte aposta na melhoria das condições habitacionais.
As obras já estão em andamento em diferentes áreas da cidade, incluindo a Avenida Dr. Joaquim de Carvalho, onde estão a ser reabilitadas 24 habitações e construídas mais 12. Na Rua de Mortágua, serão inaugurados 24 novos fogos, contribuindo para a diversificação da oferta habitacional. Além disso, outras intervenções significativas estão a ser realizadas, como na Rua dos Combatentes da Grande Guerra e na Rua da República, onde estão previstas várias habitações, e a reabilitação do antigo Hotel Hispânia, que se tornará 22 residências acessíveis.
O projeto visa, segundo declarações do IHRU, “aumentar a oferta de arrendamento acessível para apoiar famílias que, de outra forma, não conseguiriam aceder a habitação no mercado livre”. Este esforço integra-se num plano nacional para fortalecer a habitação pública, respondendo à crescente necessidade de soluções habitacionais que garantam o acesso a lares dignos e a preços justos em Figueira da Foz.
Ler a história completa em Idealista Portugal