No passado dia 29 de agosto, o auditório do edifício FC5 da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) encheu para a segunda cerimónia de graduação do Mestrado Erasmus Mundus em Ciência e Tecnologia Quântica – QUARMEN. O evento foi marcado pela presença da Diretora da FCUP, Ana Cristina Freire, do Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, e do docente responsável pela coordenação do mestrado na FCUP, João Viana Lopes, bem como dos coordenadores locais das Universidades de Paris Saclay e La Sapienza, parceiras no curso que também conta com a Universidade de Toronto, no Canadá.
Entre os 19 recém-diplomados, destaca-se o português Tiago Pinto, licenciado em Física pela FCUP e um dos melhores estudantes da edição 2023-2025. Tiago acumula com o QUARMEN três diplomas: é um dos sete estudantes que obtiveram o grau de mestrado em Física pela FCUP, tendo realizado a sua dissertação na Universidade Paris Saclay, onde também obteve um diploma. Adicionalmente, frequentou um semestre na Universidade de La Sapienza.
Os graduados celebraram o desfecho do curso após a defesa das suas dissertações na FCUP. O mestrado QUARMEN, criado em 2022, é um programa internacional que dura dois anos, focado na preparação de especialistas para a segunda revolução quântica, abordando conceitos e tecnologias essenciais para o desenvolvimento de dispositivos e informações quânticas.
Os estudantes têm a oportunidade de participar em programas de curta duração, incluindo cursos de verão sobre Ciência e Tecnologia Quântica e de inverno sobre empreendedorismo. Após a graduação, os diplomados estarão prontos para desenvolver ideias inovadoras e se envolver em laboratórios industriais e académicos. O projeto QUARMEN faz parte da Aliança Universitária Europeia para a Saúde Global – EUGLOH, que conta com a coordenação da Universidade Paris-Saclay.
Origem: Universidade do Porto