Os dados financeiros do Grupo FCC revelam um crescimento significativo no primeiro trimestre de 2025, com um aumento de 8,9% nos ingresos, totalizando 2.181,7 milhões de euros. Este crescimento é impulsionado, principalmente, pelo setor de Meio Ambiente, que registrou um aumento de 16,7%, consequência das aquisições feitas no Reino Unido, Estados Unidos e França ao longo da primeira metade de 2024. O setor de Água também contribuiu de forma expressiva, apresentando um crescimento de 10,1%, impulsionado pela atividade de concessão e pela operação e manutenção de infraestrutura.
O resultado bruto de exploração (Ebitda) do grupo alcançou 324,4 milhões de euros, representando um aumento de 14,6% em relação ao ano anterior. No entanto, a desagregação dos negócios de Inmobiliária e Cemento, concluída em novembro de 2024, resultou em uma diminuição de 43,8% no resultado líquido, com a empresa reportando 35,2 milhões de euros referentes a essas atividades no mesmo período do ano passado.
A dívida financeira líquida da FCC subiu 3,5% em relação ao ano anterior, alcançando 3.096,2 milhões de euros. Apesar do aumento, o grupo destaca que esse crescimento é moderado considerando a expansão pela qual passou devido às aquisições.
A carteira de receitas do Grupo FCC também se expandiu, atingindo 45.757,6 milhões de euros, o que indica um crescimento de 6,3% em comparação com o final do primeiro trimestre de 2024. Este resultado é resultado do aumento na contratação em todas as áreas de negócios, especialmente na Construção.
Dentre os principais feitos no primeiro trimestre, destaca-se a contratação de grandes projetos no setor de Meio Ambiente, como o contrato de 740 milhões de euros para a cidade de Granada na Espanha. Além disso, na área de Água, o município de Llagosta adjudicou um contrato de abastecimento de água potável por 39,5 milhões de euros.
No setor de Construção, notificou-se o início do projeto Scarborough Transit Connect em Toronto, com um contrato avaliado em 1,9 bilhões de euros. Outras importantes obras foram anunciadas na Espanha, como a finalização do estádio Nou Mestalla em Valencia, e o consórcio para a ampliação da Linha 5 do metrô de Madrid.
Por fim, no setor de concessões, observou-se um crescimento de 5% no número de usuários das operações de tram nas cidades de Murcia, Parla e Zaragoza, ao longo do trimestre. A FCC continua investindo fortemente em inovações e na melhoria de suas operações em toda a sua gama de negócios.
Origem: FCC