Na madrugada desta terça-feira, uma nova onda de ataques russos em território ucraniano deixou várias pessoas feridas e milhares de cidadãos lutando contra o frio extremo, com temperaturas que chegam a -20°C. As áreas mais afetadas incluem a capital, Kyiv, além de Dinipro e Kharkiv, onde cortes de energia se tornam comuns, impactando o fornecimento de serviços essenciais em outras grandes cidades do país.
Matthias Schmale, coordenador humanitário da ONU na Ucrânia, denunciou os ataques sistemáticos da Rússia a infraestruturas críticas, enfatizando que tal violência afeta significativamente a vida cotidiana de milhões e coloca em risco grupos vulneráveis, como idosos e crianças. “O direito humanitário internacional proíbe ataques deliberados contra infraestruturas civis necessárias à sobrevivência”, recordou Schmale.
Em resposta aos severos cortes de energia, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) está intensificando suas operações para garantir que serviços essenciais permaneçam disponíveis para crianças e famílias. Desde novembro de 2025, a agência já distribuiu 106 geradores de diferentes capacidades por todo o país, com planos de enviar mais 149 nas próximas semanas, apoiados por governos do Reino Unido, Estados Unidos e Dinamarca. Esses geradores têm como objetivo reduzir as interrupções e acelerar os reparos, assegurando aquecimento em hospitais, escolas e residências.
A escassez de energia resultou em sérios problemas para o fornecimento de água e aquecimento, levando ao rompimento de canos e tornando muitos edifícios inseguros. O representante do Unicef na Ucrânia, Munir Mammadzade, ressaltou que as famílias enfrentam desafios diários para manter seus filhos aquecidos e alimentar adequadamente suas famílias. A exposição ao frio extremo coloca especialmente as crianças em risco de hipotermia e agrava condições respiratórias.
A resposta emergencial do Unicef inclui a assistência financeira a quase 187 mil pessoas, sendo 88 mil crianças, ajudando a mitigar os efeitos dessa crise humanitária em meio ao inverno rigoroso que atinge a Ucrânia.
Origem: Nações Unidas





