Um grupo de pesquisadores da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), junto com pediatras do Hospital CUF-Porto, está implementando o projeto europeu SmartCHANGE. O objetivo é utilizar ferramentas digitais e inteligência artificial (IA) para promover hábitos saudáveis entre crianças e adolescentes. Com a participação de docentes como José Carlos Ribeiro, Maria Paula Santos e Carla Rego como líder do projeto, esta iniciativa se destaca por seu enfoque em ações práticas que visam reduzir o risco de doenças crónicas.
Financiado pelo programa Horizon Europe, o SmartCHANGE está sendo testado em diversos países, incluindo Finlândia, Países Baixos, Eslovénia e Taiwan. O projeto realiza estudos de viabilidade que buscam entender como aplicativos digitais podem ajudar profissionais de saúde a monitorar o bem-estar dos jovens e fomentar mudanças positivas de comportamento. Os participantes têm acesso a um monitor de atividade e a uma aplicação que fornece informações sobre saúde, prevendo riscos futuros com base em dados clínicos e de estilo de vida.
Além de facilitar a interação dos profissionais de saúde, o projeto desenvolveu a aplicação Happy Plant, que promove a adoção de hábitos saudáveis de forma lúdica e interativa. Um estudo piloto está sendo realizado em Portugal, em colaboração com as famílias e os profissionais da saúde, visando adaptar as ferramentas às demandas locais e avaliar sua eficácia na promoção de mudanças comportamentais.
Com previsão de duração até 2027, o SmartCHANGE espera gerar evidências científicas que comprovem o impacto positivo de intervenções digitais baseadas em IA na saúde desde a infância, contribuindo assim para um futuro mais saudável para as novas gerações.
Origem: Universidade do Porto

