Um estudo realizado no âmbito do projeto Aquatic Literacy For All Children (ALFAC), cofinanciado pelo programa Erasmus+ Sport, revelou dados alarmantes sobre a literacia aquática das crianças em Portugal. A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) liderou a investigação, que analisou mais de 3.500 crianças entre 6 e 12 anos em sete países europeus.
Os resultados, apresentados em Bruxelas, indicam que as crianças portuguesas apresentam níveis de competência aquática inferiores à média europeia em diversas habilidades, como entrada e saída da água, propulsão, flutuação e submersão. Essas deficiências estão associadas à falta de uma estratégia nacional estruturada para o ensino da natação, com o acesso limitado por fatores financeiros.
Entre 2020 e 2023, ocorreram 55 mortes de crianças e jovens por afogamento em Portugal, um aumento alarmante em relação ao período anterior. Apesar do entusiasmo e motivação das crianças para aprender a nadar, muitas evidenciam dificuldades em reconhecer os riscos associados à água.
Em resposta a esses dados, os investigadores recomendam a inclusão da natação no currículo escolar como uma competência essencial, além de sugerir o aumento da frequência das aulas e a diversificação dos ambientes de aprendizagem. A FADEUP reafirma seu compromisso com a pesquisa em Ciências do Desporto e enfatiza a necessidade de políticas públicas que garantam acesso igualitário e segurança nas atividades aquáticas desde a infância.
Origem: Universidade do Porto
