As inscrições para a 4.ª Sessão do Ciclo “Arquivos do Saber: Ciência, História e Memória” estão oficialmente abertas. O evento acontecerá no dia 17 de setembro, a partir das 14h30, nas dependências da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), localizada na Avenida D. Carlos I, 126, em Lisboa.
Na abertura da sessão, Maria Paula Diogo, vogal do Conselho Diretivo da FCT, e Paula Meireles, coordenadora do Arquivo de Ciência e Tecnologia, farão as intervenções iniciais. O destaque ficará por conta da oradora convidada, Ana Isabel Simões, do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT-FCUL), que, em parceria com Maria Paula Diogo, apresentará a comunicação “Soft power em ação: cartoons, diplomacia tecnocientífica e o ultimatum inglês”. A moderação ficará a cargo de Maria de Fátima Nunes, do Instituto de História Contemporânea, em colaboração com o Laboratório Associado IN2PAST. Os interessados podem consultar o programa detalhado e se inscrever gratuitamente.
O ciclo “Arquivos do Saber: Ciência, História e Memória”, que envolve cinco sessões, tem como finalidade promover a divulgação do acervo documental do Arquivo de Ciência e Tecnologia, além de outros documentos relevantes para a história da ciência e tecnologia em Portugal. Com sessões de curta duração em um ambiente informal, a próxima etapa do ciclo será a 5.ª e última sessão, prevista para o dia 19 de novembro. O programa e as inscrições serão disponibilizados em breve na página oficial do evento.
O Arquivo de Ciência e Tecnologia (ACT) desempenha um papel crucial na preservação da memória documental da pesquisa científica em Portugal, acumulando uma vasta coleção de processos de apoio a bolsas, instituições e projetos de investigação desde a sua abertura ao público, em dezembro de 2011. Este acervo inclui documentos da FCT desde 1997, bem como do extinto Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), abrangendo o período de 1967 a 1997 e de outros organismos que impactaram as políticas e o financiamento da ciência no país.
Origem: Fundação para a Ciência e a Tecnologia