A Administração Nacional de Imigração da China anunciou uma significativa alteração em sua política de trânsito sem visto, permitindo que estrangeiros permaneçam no país por até 240 horas. Essa expansão representa um aumento em relação às 72 e 144 horas anteriormente permitidas. No contexto dessa mudança, 21 novos portos foram adicionados à lista de pontos de entrada para passageiros em trânsito sem necessidade de visto, com destaque para o Aeroporto de Wuxi Shuofang.
Atualmente, o Aeroporto de Wuxi opera oito rotas internacionais de passageiros com destinos em cidades como Osaka, no Japão, Incheon, na Coreia do Sul, Nha Trang, no Vietnã, além de Singapura e Bangkok, na Tailândia, gerenciando uma média de 22 voos diários. Dados recentes indicam que o Escritório de Inspeção de Imigração de Wuxi supervisionou mais de 7.400 voos e atendeu a mais de 820.000 pessoas até o momento, refletindo um aumento anual de 125% e 134%, respectivamente. Além disso, o número total de estrangeiros que transitaram pelo aeroporto ultrapassou 91.000, marcando um notável aumento de 245% em comparação ao ano anterior.
Mais de 10.000 desses estrangeiros chegaram sem visto para realizar um trânsito temporário, com um crescimento de 16,4 vezes em relação ao ano passado, sendo o turismo e as visitas familiares os principais motivos para a entrada no país.
Neste ano, Wuxi implementou as “Dez Medidas para Facilitar a Entrada e Permanência de Estrangeiros”, com o objetivo de melhorar a experiência dos visitantes. As medidas incluem a agilização de trâmites relacionados à entrada e saída, além de suporte em questões de pagamento, trabalho, residência, consumo, educação e saúde.
Com a entrada em vigor da nova política de trânsito sem visto de 240 horas, Wuxi se compromete a continuar otimizando seus serviços de controle de imigração. As melhorias englobam a reestruturação dos pontos de entrada e a delimitação de áreas para o manejo de procedimentos de isenção de visto. As autoridades de Wuxi também planejam promover essa política por diversos canais e em várias línguas, reforçando sua divulgação entre empresas estrangeiras, câmaras de comércio, agências de viagem e companhias aéreas locais. Novos serviços de atendimento ao passageiro serão instalados nos portos de entrada, oferecendo reservas para atrações turísticas e facilidades de pagamento móvel, garantindo uma estadia mais confortável e eficaz para os visitantes estrangeiros na cidade.