Os estudantes Guilherme Coutinho, Diogo Coelho, David Coutinho e Rafael Castilho, da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, conseguiram uma notável classificação ao se apurarem para a final da CSAW-CTF 2025, uma das principais competições de cibersegurança da Europa. A equipe xSTF (Extreme Security Task Force), que representa Portugal, conquistou a quarta posição em uma disputa acirrada entre mais de 400 equipes.
A fase de qualificações da competição online Capture The Flag (CTF) destacou a capacidade da equipe, que agora se prepara para a final marcada para os dias 6 e 7 de novembro. O CSAW CTF, que atrai tanto iniciantes quanto profissionais da área, é conhecido por ser um espaço de aprendizado e prática de habilidades na segurança cibernética.
Criada em 2015, a xSTF funciona como um núcleo de excelência no Departamento de Ciência de Computadores. Além de participar em competições, a equipe promove workshops e investiga falhas de segurança, sempre com o intuito de se manter atualizada e relevante no setor. A equipe está atualmente sob a liderança de Guilherme Coutinho e do professor João Resende, e mantém uma posição de destaque entre as melhores do mundo no ranking do ctftime.org. Com treinos semanais abertos a todos os alunos da universidade, a xSTF continua a ser uma plataforma de formação e desenvolvimento na área de cibersegurança.
Origem: Universidade do Porto