No Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid, uma nova exposição está em destaque até o final de outubro, apresentando trabalhos relacionados à habitação, cidade e território. Integram a mostra três projetos desenvolvidos por estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto durante o ano letivo de 2024/2025, em especial nas disciplinas de Projeto e Dissertação de Mestrado.
Os projetos incluem “Habitar o quarteirão – planeamento urbano e habitação plurifamiliar”, desenvolvido por Marta Barbosa sob a orientação da docente Marta Rocha. Este trabalho investiga dinâmicas habitacionais, buscando soluções urbanísticas inovadoras.
Cecilia Trotz, por sua vez, contribui com “Bairro da Pesca frente urbana – frente mar”, que contempla a relação dos grandes equipamentos públicos com a cidade, orientada por Francisco Vieira de Campos. Este projeto pergunta como esses espaços podem interagir e beneficiar a comunidade.
Por último, a dissertação de mestrado de Patrícia Reis, “Territórios de Fronteira, Lugares de Encontro”, foi orientada pelas professoras Carla Garrido de Oliveira e Filipa de Castro Guerreiro. Focada no noroeste peninsular, a pesquisa aborda questões de escala territorial e as interações entre diferentes contextos sociais e geográficos.
A Semana Internacional da Arquitetura de Madrid, que tem Portugal como país convidado este ano, é uma iniciativa que visa valorizar o patrimônio arquitetônico e promover o diálogo sobre arquitetura contemporânea, recriando um ambiente de acessibilidade e troca entre os cidadãos e o fazer arquitetônico.
Origem: Universidade do Porto
