A estudante Carolina Coelho, de 18 anos, do 1.º ano da licenciatura em Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), conquistou o segundo lugar no EUCYS – EU Contest for Young Scientists, um prestigiado concurso organizado pela Comissão Europeia, que decorreu na Letónia entre 15 e 20 de setembro. O seu projeto, intitulado “Observational constraints on vector-like dark Energy”, rendeu-lhe uma medalha de prata e um prémio de 5 mil euros.
O trabalho realizado por Carolina foi orientado por Elsa Alves, sua professora na Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis, e pelo investigador Carlos Martins, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). O projeto analisa um modelo alternativo ao modelo canónico ΛCDM, conhecido como tríade cósmica, que utiliza campos vetoriais para explicar a energia escura. Esta abordagem inovadora foi avaliada pela primeira vez comparando modelos com dados observacionais através de análises estatísticas, demonstrando que os campos vetoriais são uma alternativa viável ao atual modelo.
O artigo, baseado nesse trabalho, foi publicado em fevereiro na revista científica Physical Review D. A participação de Carolina no EUCYS foi resultado da sua vitória no Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores 2025, organizado pela Fundação da Juventude, que a elegeu para representar Portugal na Letónia.
Nesta 36.ª edição do EUCYS, reuniram-se em Riga mais de 150 jovens cientistas entre os 14 e 20 anos, provenientes de 40 países, que apresentaram um total de 85 projetos em diversas áreas do conhecimento, destacando assim a importância e o talento da nova geração de investigadores.
Origem: Universidade do Porto

