Os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) na última quarta-feira, dia 29 de outubro de 2025, revelam que os jovens até 35 anos já utilizaram 40,3% do montante total destinado à garantia pública na compra de casa. Essa garantia, que representa 25,3% do total de crédito à habitação contratado até setembro, corresponde a 478 milhões de euros, permitindo que o Estado assegure até 15% do valor das transações.
Entre janeiro e setembro deste ano, foram celebrados 79.850 contratos para a compra de habitação própria permanente, totalizando 13.703 milhões de euros, dos quais mais de um quinto foi realizado sob a referida garantia. No total, 17.758 contratos foram aprovados para jovens até 35 anos, representando 22,2% do total e somando 3.472 milhões de euros, o que demonstra um forte interesse e dependência desse apoio estatal na faixa etária jovem.
Além disso, a análise regional indica que, em zonas como Alentejo e Beira Baixa, mais da metade dos contratos realizados por jovens contaram com a garantia do Estado, ao passo que na Grande Lisboa e Madeira esse percentual é menor, cerca de um terço. A garantia pública, aplicada a contratos até o final de 2026, permite que jovens adquiram a primeira habitação permanente com financiamento de até 100% do valor da avaliação, facilitando o acesso à propriedade em um cenário econômico desafiador.
Ler a história completa em Idealista Portugal
