No último dia 15 de outubro, o Auditório Paulo Parente da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto (ESEP) foi palco da Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2025/2026, marcada por discursos que celebraram importantes conquistas institucionais. Luís Carvalho, Presidente da ESEP, destacou a inclusão dos primeiros estudantes no curso de enfermagem da Universidade do Porto, um feito que ele considera um “marco histórico”.
Carvalho também ressaltou o sucesso da escola no recente Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, onde, ao contrário da tendência de queda nas candidaturas em outras instituições, a ESEP registrou um aumento tanto no número de candidatos quanto na média do último escolhido. “Isso representa uma validação da qualidade da nossa escola e a importância da enfermagem como disciplina”, afirmou.
Durante a cerimônia, outras personalidades, como José Castro Lopes, Vice-Reitor da U.Porto, e o Vice-Presidente do Conselho Geral da ESEP, Paulo Parente, também fizeram intervenções, refletindo sobre o futuro da enfermagem e a relevância da educação nesta área fundamental para a sociedade. A comunidade acadêmica se uniu para celebrar um novo ano letivo, repleto de desafios e oportunidades.
Origem: Universidade do Porto
