Entre os dias 14 e 18 de julho, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) recebeu 22 alunos do ensino secundário na sua primeira Escola de Química e Bioquímica. Durante uma semana, os jovens tiveram a oportunidade de experimentar a vida académica e científica, vestindo batas e trabalhando ao lado de investigadores em várias áreas da (bio)química. Os alunos desenvolveram projetos que abordaram temas como sustentabilidade, saúde, energia e alimentação, culminando em apresentações que demonstraram o seu empenho e criatividade.
Uma das novidades deste ano foi a realização de uma mesa-redonda com alumni dos cursos de Química e Bioquímica, onde os participantes puderam escutar experiências profissionais diversas e esclarecer dúvidas sobre suas futuras carreiras. A docente Iva Fernandes, parte da Comissão Organizadora, destacou a importância desse componente, afirmando que trouxe um grande valor inspirador para os alunos.
Entre os ex-alunos que participaram da mesa-redonda estavam Sofia Esteves, da BestHealth4U, Rui Duarte, da Colep Consumer Products, e Virgínia Fernandes, que atualmente trabalha na Escola Superior de Saúde. O programa também incluiu atividades interativas e visitas a laboratórios, enriquecendo ainda mais a experiência dos alunos.
Iva Fernandes fez um balanço positivo do evento, que contou com 15 apresentações e evidenciou um elevado nível de rigor científico e criatividade. Os alunos, que vieram de várias partes do país, incluindo Sintra e Palmela, relataram uma experiência intensa e transformadora. A expectativa é que a iniciativa continue e se repita no próximo ano.
Origem: Universidade do Porto