Especialistas em desenvolvimento infantil têm observado um aumento significativo nas dificuldades de apreensão da linguagem entre crianças. De acordo com terapeutas da fala consultados, muitos pais e educadores têm buscado ajuda profissional devido ao fato de que as crianças estão começando a falar muito mais tarde do que era comum.
As possíveis causas desse fenômeno foram amplamente discutidas. A pandemia de COVID-19 é frequentemente citada como um fator importante, uma vez que as crianças passaram mais tempo em casa, longe de interações sociais que são cruciais para o desenvolvimento da linguagem. Além disso, os especialistas apontaram que a falta de tempo de qualidade entre pais e filhos, somada à elevada exposição a dispositivos eletrônicos, pode ter exacerbado essa questão.
Um dos terapeutas entrevistados destacou: “A interação verbal é fundamental para o desenvolvimento da fala. Quando as crianças são expostas a mais telas e menos conversas, isso pode atrasar seu aprendizado”. Os profissionais alertam para a relevância de criar um ambiente estimulante, onde as crianças possam ser incentivadas a se expressar, enquanto minimizam o tempo diante das telas.
Pais e educadores são aconselhados a dedicar mais tempo para atividades que promovam a comunicação, como leitura em voz alta e jogos que exijam diálogo. O foco deve ser em garantir que as crianças tenham oportunidades para praticar e desenvolver suas habilidades de fala em contextos variados. Essa mudança de abordagem pode ser essencial para ajudar as crianças a superarem as dificuldades linguísticas e alcançarem os marcos de desenvolvimento adequado.
Origem: JPN Universidade do Porto