De 15 a 17 de outubro, Vairão, na Vila do Conde, será o cenário da 4.ª Conferência internacional “Teaming Club”, que reunirá cerca de 50 centros de investigação de toda a Europa no novo espaço do BIOPOLIS, localizado na antiga Quinta de Crasto. O evento contará com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, além de representantes de alto nível da Comissão Europeia.
Este ano, os participantes enfrentarão o complexo desafio de desenvolver estratégias eficazes para a sustentabilidade a longo prazo nas suas instituições. As sessões incluirão discussões sobre gestão de infraestrutura, retenção de talentos, promoção da inovação e captação de recursos. Renomados especialistas, como Minna Wilkki, da Agência de Execução para a Investigação da Comissão Europeia, e Federica Roffi, da Unidade de Widening Participation, estarão entre os palestrantes.
O “Teaming Club” é uma rede informal que congrega Centros de Excelência criados pelos programas “Teaming for Excellence” do Horizonte 2020 e Horizonte Europa, focando-se na troca de conhecimentos e na partilha de boas práticas para enfrentar desafios comuns. O programa visa ainda combater disparidades no panorama europeu de investigação, promovendo uma maior equidade entre países com diverso desempenho científico.
O BIOPOLIS, como um dos Centros de Excelência do programa “Teaming for Excellence”, representa a evolução do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, numa parceria estratégica com a Universidade de Montpellier. Com uma visão voltada para ser um dos principais centros internacionais em Biologia Ambiental e Agrobiodiversidade, o BIOPOLIS se estabelece como um importante agente de inovação e impacto social nas áreas do ambiente, biodiversidade e agricultura.
Origem: Universidade do Porto

