Mais de 31 milhões de pessoas na Nigéria estão enfrentando uma situação de fome aguda em níveis alarmantes, conforme alertou o Programa Mundial de Alimentos (WFP) da ONU. A crise pode se intensificar ainda mais até o final deste mês, quando a agência deverá esgotar todos os seus estoques de alimentos e nutrição no país. O aviso foi emitido nesta quarta-feira, devido a cortes de verbas e apoio financeiro aos projetos de assistência alimentar.
Sem financiamento imediato, milhões de cidadãos vulneráveis poderão enfrentar fome severa, o que os forçará a migrar ou a se expor a riscos de exploração por grupos extremistas na região. David Stevenson, diretor do PMA na Nigéria, enfatizou que as operações no nordeste do país, que já sofre com altos índices de violência, podem entrar em colapso se não receberem um socorro financeiro urgente.
O impacto da crise é alarmante, especialmente entre as crianças. Mais de 150 clínicas de nutrição mantidas pelo WFP nos estados de Borno e Yobe correm o risco de fechamento, afetando diretamente mais de 300 mil crianças com menos de dois anos. Ademais, a violência crescente de grupos extremistas tem gerado deslocamentos em massa da população, complicando ainda mais a situação.
Cerca de 2,3 milhões de pessoas na Bacia do Lago Chade já foram forçadas a abandonar suas casas, o que acaba por sobrecarregar recursos limitados nas comunidades afetadas. No primeiro semestre de 2023, o WFP conseguiu ajudar 1,3 milhão de pessoas com assistência vital, sendo que estava prevista a assistência a mais 720 mil no segundo semestre, antes da atual crise de recursos.
A agência possui a capacidade e a expertise necessárias para ampliar sua resposta humanitária, mas a grave lacuna no financiamento está impedindo a continuidade de suas operações. Para evitar um colapso iminente e garantir a assistência alimentar e nutricional até o final do ano, o WFP precisa urgentemente de US$ 130 milhões. O futuro de milhões de pessoas depende de uma ação rápida e eficaz para enfrentar essa crise humanitária.
Origem: Nações Unidas